Diabete Tipo 2 Sintomas Conheça Agora os Principais Sinais!

Diabete Tipo 2 Sintomas Conheça os Principais Sinais

Diabete Tipo 2 Sintomas conheça as características da doença crônica e a sua diferença em relação a diabete tipo 1 é importante para saber se você convive com essa dificuldade. Estima-se que mais de 8 milhões de pessoas no mundo não sabem que possuem essa doença e assim não realizam o tratamento adequado.

Diabete tipo 2 afinal o que é?

Consiste numa doença crônica que altera a maneira como o corpo metaboliza a glicose. Ressaltamos que a glicose é a principal fonte de energia do corpo então quando não é realizada a correta metabolização da mesma se tem grandes perdas para o organismo. De uma forma geral pessoas que tem diabete tipo 2 apresentam resistência aos efeitos da insulina que é o hormônio que controla a entrada de açúcar nas células.

Em algumas pessoas o problema se dá pela baixa produção de insulina de maneira que não se consegue manter o nível normal de glicose. Quando não tratada corretamente a diabete pode ser fatal. A seguir listamos os principais sintomas dessa doença crônica, se achar que tem alguns deles procure um médico.

Diabete Tipo 2 Sintomas Aumento da Sede

A sensação constante de sede se deve ao fato de que em pessoas com diabete tipo 2 a água é puxada dos tecidos com grande frequência por causa do acúmulo de açúcar na corrente sanguínea. Beber muita água nos leva ao próximo sintoma da lista.

Vontade de Urinar Diversas Vezes

Como a pessoa que tem essa doença crônica acaba bebendo muito mais água do que o normal tem necessidade de urinar mais vezes. Os médicos recomendam observar a coloração da urina, pois em geral a urina de uma pessoa com diabete é bem clara.

Fome Frequente

Trata-se de um dos sintomas mais observados nos pacientes, pois o corpo tem menos insulina que o necessário para mover o açúcar entre as células de maneira que tem um dispêndio de energia maior. Com mais energia gasta o corpo precisa de mais alimento.

Perda de Peso

Embora sinta mais fome uma pessoa com diabete tipo 2 geralmente apresenta perda de peso. Isso acontece porque o organismo precisa utilizar combustíveis alternativos que são encontrados na gordura e nos músculos uma vez que não consegue fazer a metabolização da glicose.

Sensação de Fadiga

Quando suas células não recebem o açúcar de que necessitam é normal a sensação de cansaço e até mesmo maior irritabilidade.

Visão Embaçada

Para suprir a falta de açúcar o organismo acaba retirando o mesmo de outras partes do corpo como as lentes dos olhos o que torna a visão embaçada.

Outros Sintomas

Dentre outros sintomas que a doença pode apresentar estão dificuldade para cicatrizar feridas, aumento de infeções, surgimento de manchas escuras, coceira e ardência na pele, formigamento nos pés e furúnculos.

Diferença Entre Diabete Tipo 1 e Diabete Tipo 2

diabete tipo 2 sintomas

Diabete Tipo 2 Sintomas (Foto: Divulgação)

A diferença entre os dois tipos de diabete está no fato de que os pacientes do tipo 2 produzem insulina enquanto os do tipo 1 não. Contudo, ou a produção é muito baixa ou então a pessoa apresenta resistência à ação desse hormônio.

Se a produção de insulina é muito baixa não consegue atender as necessidades do corpo. Já nos casos em que há resistência ocorre que a insulina não age de maneira correta não sendo utilizada como deveria.  Agora que você leu a respeito de diabete tipo 2 sintomas consegue ter uma visão mais ampla a respeito dessa doença crônica.

Roberto Lorenzo

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *