Diabete Tipo 2 Tratamento Sintomas Como Controlar?

Diabete Tipo 2 Tratamento Sintomas Como Controlar?

Conhecer mais sobre diabete tipo 2 tratamento é importante para entender de que maneira a doença atua e como ter uma vida mais saudável. Trata-se de uma doença crônica que se caracteriza pela baixa produção de insulina ou mesmo pela resistência a ação desse hormônio que regula a entrada de açúcar nas células.

  

Como Atua a Diabete Tipo 2?

Devido à baixa produção ou mesmo a resistência à ação da insulina o nível de glicose no sangue não se mantém normal. A glicose (açúcar) é a principal fonte de energia do corpo por isso os indivíduos acometidos por essa doença tem uma maior sensação de fadiga. Quando não é realizado o tratamento adequado a diabete pode ser fatal.

  

Acúmulo de Açúcar no Sangue

Os pacientes com diabete tipo 2 produzem insulina, no entanto, a sua produção não é suficiente ou então não consegue metabolizar corretamente a glicose. Dessa forma o açúcar não é movido para dentro das células como deveria e então se acumula no sangue. Cerca de 90% das pessoas que tem diabete são do tipo 2.

  

Sintomas do Diabete Tipo 2

Na lista de sintomas que essa doença pode apresentar estão sensação anormal de sede, necessidade acima do comum de urinar, fome intensa, visão turva, aparecimento de manchas e furúnculos além de dificuldade para cicatrização de feridas.

  

Diabete Tipo 2 Qual Tratamento Fazer?

Diabete Tipo 2 Tratamento (Foto: Divulgação)

Diabete Tipo 2 Tratamento (Foto: Divulgação)

O principal objetivo dos tratamentos da doença é reduzir os níveis de glicose no sangue para que os pacientes não tenham nenhum tipo de problema como hipoglicemia. A seguir você pode entender melhor como cada alternativa pode colaborar.

  

Atividade Física

Incluir a prática de exercícios físicos na rotina é fundamental para quem tem diabete tipo 2 uma vez que contribui para a regulação dos níveis de glicose no sangue. É positivo também para as pessoas que desejam emagrecer. Para surtir efeito é interessante que a atividade física seja praticada de três a cinco vezes por semana.

Atenção é de suma importância ressaltar que o acompanhamento médico é imprescindível, pois se por acaso o diabete tipo 2 estiver descontrolado os exercícios físicos podem acarretar no aumento da glicemia através da liberação de hormônios contrarreguladores. Além disso, se a reposição de nutrientes depois da atividade física for menor que o gasto calórico pode ocorrer hipoglicemia.

  

Dieta Controlada

Para o diabete tipo 2 tratamento ser eficaz é necessário que haja controle da alimentação saber o que pode comer na dieta evitando o consumo de doces e carboidratos simples como pães e massas uma vez que eles apresentam um elevado índice glicêmico. Basicamente quando o alimento ingerido possui índice glicêmico baixo a absorção da glicose é retardada e assim ela não fica acumulada no sangue.

Alimentos com elevado índice glicêmico apresentam absorção acelerada aumentando os níveis de glicose no sangue o que causa hipoglicemia. Antes de realizar atividades físicas é importante verificar o seu nível glicêmico, quando estiver baixo consuma alimentos como carboidratos, mas se ao contrário, estiver com o nível elevado evite esse tipo de alimento.

  

Outros Tratamentos

O tratamento da doença também pode ser feito através do uso de medicação via oral, injetável ou mesmo da aplicação de insulina também injetável.

Roberto Lorenzo

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *