Diabetes Tipo 2 Alimentação Adequada

Diabetes Tipo 2 Alimentação Adequada como se trata de uma doença crônica, o diabetes tipo 2, exige cuidados frequentes para que não acarrete em complicações para o organismo. Pensando nisso vamos dar algumas dicas a respeito de diabetes tipo 2 alimentação adequada. Manter a doença sob controle e levar uma vida normal depende de dar atenção especialmente para a alimentação saudável e a prática de atividade física.

  

Controle dos Níveis Glicêmicos

A principal característica desse problema de saúde está na baixa produção ou resistência a ação da insulina. Basicamente o papel do hormônio insulina, secretado pelo pâncreas, é encaminhar a glicose (açúcar) para dentro das células. Se existe uma falha no funcionamento ou mesmo baixa quantidade de insulina é gerado acúmulo de açúcar no sangue (glicemia).

  

Dicas Para Diabetes Tipo 2 Alimentação Adequada

Diabetes Tipo 2 Alimentação Adequada (Foto: Divulgação)

Diabetes Tipo 2 Alimentação Adequada (Foto: Divulgação)

Uma alimentação adequada para os diabéticos objetiva manter os níveis glicêmicos regulares sem saltos e variações extremas. Dessa forma além de ter atenção aos alimentos que são inclusos na dieta é importante que o paciente mantenha uma rotina referente à quantidade de refeições a serem realizadas ao longo do dia. Trata-se de um conjunto de cuidados para se manter saudável.

  

Café da Manhã

Para algumas pessoas é difícil se alimentar pela manhã, no entanto, se mostra absolutamente necessário para evitar a sensação prolongada de fadiga ao longo do dia. É interessante que nessa refeição seja incluso leite desnatado, pão escuro e se possível uma fruta que seja fresca.

  

Atenção aos Horários

A indicação de comer a cada 3 horas é especialmente importante para pessoas que tem diabetes tipo 2 pelo fato de que passar mais de 3 horas e meia sem se alimentar pode ocasionar aumento de glicemia. Sendo assim a estabilidade dos níveis glicêmicos depende de se alimentar com frequência e escolher alimentos adequados.

  

Pequenos Lanches

Uma forma de conseguir realizar refeições a cada 3 horas é estabelecer que entre as refeições principais serão realizados pequenos lanches. Assim entre o café da manhã e o almoço você pode incluir o pequeno lanche da manhã composto por uma fruta com bolachas, um iogurte, cereais entre outras opções.

Entre o almoço e o jantar é interessante ter o pequeno lanche da tarde no qual pode ter torradas e queijo magro, por exemplo. Por fim antes de dormir, depois do jantar, você pode realizar a ceia composta por alimentos leves que podem ser frutas ou um copo de leite desnatado.

  

Escolha Bem os Alimentos do seu Cardápio

Contar com uma dieta rica em alimentos saudáveis é fundamental para quem busca ter uma vida mais saudável e especialmente para quem tem diabetes tipo 2. No momento de montar o seu prato observe que metade dele deve ser composto por legumes e a outra metade dividida ao meio entre cereais como arroz integral e proteína como peixe, carnes e ovos.

  

Hortaliças

Aumentar a quantidade de hortaliças que você consome é importante, pois elas são ótimas para a digestão e apresentam alto grau de saciedade.

  

Acompanhe as Frutas

Uma dica bem importante a respeito de diabetes tipo 2 alimentação adequada é evitar o consumo de frutas isoladas. Combine as frutas com outros alimentos como bolachas ou então com um pão. Outra coisa importante é evitar consumir as frutas com grande quantidade de açúcar como figo e banana, por exemplo.

Veja Também o artigo Cardápio com as Melhores Receitas para Você

Roberto Lorenzo

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *