Diabetes Tipo 2 Alimentos Permitidos e Recomendados

Diabetes Tipo 2 Alimentos Permitidos buscando manter os níveis de açúcar no sangue controlados é importante saber mais a respeito das comidas recomendadas para diabete millitus tipo 2. Embora haja ênfase em que as pessoas acometidas por esse distúrbio metabólico devem manter uma alimentação saudável é interessante conhecer mais a respeito dos alimentos que trazem benefícios para o quadro de saúde.

   

Diabetes Tipo 2 Alimentos Permitidos e Recomendados Nível Glicêmico 

Diabetes Tipo 2 Alimentos Permitidos e Recomendados

Nos indivíduos que tem diabetes tipo 2 o pâncreas não secreta insulina suficiente ou então a insulina secretada não consegue metabolizar corretamente a glicose (açúcar) presente no sangue. Devido a esse “defeito” na metabolização do açúcar os diabéticos acabam tendo um acúmulo de açúcar no sangue.

Quem foi diagnosticado com essa doença crônica deve observar algumas dicas importantes a respeito da alimentação para evitar complicações. O principal objetivo da alimentação deve ser buscar manter os níveis de glicose estáveis, evitar as flutuações extremas.

  

Boas Escolhas

Diabéticos do tipo 2 podem consumir todo e qualquer tipo de alimento, porém, existe uma recomendação de ingerir uma quantidade maior de alguns alimentos em detrimento de outros. Basta ter em mente que a sua alimentação deve ser equilibrada para que os níveis glicêmicos estejam em ordem.

  

Carboidratos Complexos

carboidratos complexos diabetes

Na lista de diabetes tipo 2 alimentos permitidos destacamos os carboidratos complexos como frutas, verduras e cereais integrais que também são ricos em fibras assim como representam importantes fontes de vitaminas. Como exemplos desses alimentos citamos peixe, carnes magras e queijo minas.

  

Dicas

Para que as pessoas que tem diabetes tipo 2 possam contar com uma dieta equilibrada destacamos alguns alimentos especiais como escarola, chuchu, abobrinha, acelga, cenoura, laranja, pera, maçã e carnes magras como frango, peixes e peru.

  

Versões Light

As versões light de alimentos como margarina, iogurte, queijo minas entre outros é especialmente interessante para uma alimentação equilibrada. Uma dica para quem não abre mão do leite em sua dieta é optar pela versão desnatada.

  

Versões Integrais

Os alimentos em versões integrais também são excelentes para compor a sua dieta mais saudável e adequada aos cuidados da diabetes tipo 2. Podemos exemplificar o macarrão e o arroz integrais que vão deixar as suas refeições mais saborosas e saudáveis.

  

Evite

eviteOs diabéticos devem evitar ingerir alimentos que possuam grande quantidade de açúcar, sal ou cafeína. Essas dicas também são válidas para pessoas que sofrem de hipertensão. Dentre os alimentos que devem ser deixados de lado estão enlatados, carnes salgadas, café, chá preto, bolachas salgadas, queijos gordos, alimentos gordurosos entre outros.

  

Atenção

Atenção diabetesQuando for fazer as suas compras é importante ler os rótulos dos alimentos com atenção, pois o açúcar pode ser referido como glicose, frutose, xilitose ou maltose. Dessa forma pode acontecer de um consumidor mais desatento consumir um alimento com adição de açúcar sem saber que o está fazendo.

  

Acompanhamento Médico

medico diabete

Muito mais do que ter uma lista sobre “diabetes tipo 2 alimentos permitidos” é importante contar com o acompanhamento médico para determinar quais os alimentos mais importantes de fazerem parte da sua dieta assim como os horários mais relevantes para se alimentar. Todos os cuidados são importantes para garantir que a sua saúde esteja em ordem.

Roberto Lorenzo

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *