Diabetes Tipo 2 Caso Clínico Quando é Necessário?

Ler a respeito de diabetes tipo 2 caso clínico pode ser bastante interessante para quem tem essa doença crônica. Para quem não conhece os relatos sob a forma de caso clínico é uma forma de promover discussão e registro de situações clínicas. Através desse exercício de narrativa os médicos desenvolvem diagnósticos diferenciais e podem visualizar a situação de maneiras diversas.

O Que é Diabetes Tipo 2?

Diabetes Tipo 2 Caso Clínico

Diabetes Tipo 2 Caso Clínico

A diabetes tipo 2 é uma doença crônica que se caracteriza pela dificuldade de metabolizar a glicose (açúcar presente no sangue) de maneira correta. Numa pessoa que não tem a doença a glicose é encaminhada para dentro das células por meio da ação do hormônio insulina (que é secretado pelo pâncreas).

Pessoas que tem diabetes tipo 2 podem apresentar baixa produção de insulina ou então resistência a mesma. No primeiro caso o organismo não consegue produzir insulina suficiente para atender a demanda e no segundo caso as células não conseguem estabelecer a ligação com o hormônio e não recebem o açúcar.

Sintomas da Diabetes Tipo 2

Dentre os sintomas que podem indicar a presença da doença no organismo estão sede excessiva, necessidade de urinar muitas vezes ao longo dia, sensação intensa e constante de fome, feridas com dificuldade de cicatrização, aparecimento de manchas escuras na pele e furúnculos, fadiga entre outros.

Se por acaso você apresentar quaisquer desses sintomas deve procurar um médico para que ele possa avaliar se o paciente apresenta diabetes tipo 2 caso clínico. Quanto mais cedo o tratamento é iniciado mais fácil se torna controlar o problema. Quando não é feito o tratamento correto da doença ela pode ser fatal.

Tratamentos da Diabetes Tipo 2

Basicamente o tratamento dessa doença crônica está dividido em três etapas que consistem em alimentação equilibrada e saudável; realização de exercícios físicos e por fim o uso de medicação. O acompanhamento médico é essencial para que seja possível determinar uma dieta, rotina de exercícios e medicação adequada para o seu quadro clínico.

Conhecendo Casos Clínicos

Uma forma de entender um pouco mais a respeito da doença é ler sobre alguns casos clínicos. Na internet encontramos alguns sites que são especificamente voltados para postagem e comentários de casos clínicos de diabetes tipo 2. Ler sobre as diferentes situações que podem acontecer é interessante para que se possa ter uma ideia melhor de como lidar com um mal estar ou alguma complicação.

Diabetes Tipo 2 Caso Clínico – Complicação

Uma das principais questões que cercam essa doença diz respeito a possíveis complicações como cegueira, enrijecimento dos membros e até mesmo insuficiência renal. Os altos índices glicêmicos acarretam em consequências para os vasos sanguíneos e podem se tornar problemas maiores de saúde.

Uma eventual cegueira proveniente da diabetes tipo 2 ocorre porque alguns vasos da retina são prejudicados de maneira que não conseguem ter a energia necessária para realizar o seu trabalho de levar as imagens até o cérebro. O enrijecimento dos membros é decorrente de problemas nos nervos e finalmente a insuficiência renal acontece pela sobrecarga de glicose na corrente sanguínea.

Roberto Lorenzo

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *