Diabetes Tipo 2 Comidas Permitidas – Monte Seu Cardápio

Ter uma ideia a respeito de diabetes tipo 2 comidas permitidas é importante para quem foi diagnosticado com essa doença crônica. A alimentação é muito importante no tratamento dessa complicação da saúde, pois o consumo de alimentos que contribuem para manter estáveis os índices glicêmicos pode oferecer mais qualidade de vida a longo prazo.

Diabetes Tipo 2 Comidas Permitidas

Diabetes Tipo 2 Comidas Permitidas

Entendendo a Diabetes Tipo 2

Trata-se de uma doença crônica em que o paciente apresenta dificuldades em metabolizar corretamente o açúcar (glicose). A glicose deve ser encaminhada para dentro das células para que possa ser transformada em energia. Essa tarefa é da insulina, hormônio secretado pelo pâncreas.

Em pessoas que tem diabetes tipo 2 a dificuldade está no fato de que ou a produção de insulina é muito baixa ou então existe resistência a ação da mesma. Quando a insulina não consegue cumprir o seu papel ocorre o acúmulo de açúcar no sangue, ou seja, a hiperglicemia.

Alimentação e Tratamento de Diabetes Tipo 2

O tratamento da diabetes tipo 2 conta com três bases que são alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos regularmente e também uso de medicação recomendada por um especialista. Manter uma rotina alimentar é fundamental para que o organismo responda de maneira mais saudável a doença.

Dieta Para Diabéticos

Os diabéticos do tipo 2 precisam adotar uma dieta regular em que as refeições sejam realizadas em períodos de três em três horas. Se o organismo fica mais de três horas sem alimento acaba tendo um aumento considerável da glicemia (nível de açúcar presente no sangue).

De uma forma geral uma dieta saudável para um diabético tipo 2 é o equivalente a dieta saudável para qualquer pessoa. É ideal reduzir o máximo possível a quantidade de açúcares ingeridos assim como aumentar o consumo de alimentos saudáveis como cereais integrais, por exemplo.

Diabetes Tipo 2 Comidas Permitidas

Bem provavelmente quando alguém fala a respeito de dieta para diabéticos você pensa numa alimentação repleta de restrições, não é mesmo? Saiba que na verdade pessoas diabéticas podem comer de tudo, a grande questão está na quantidade de cada alimento. Por exemplo, uma pessoa com diabetes tipo 2 pode, eventualmente, ingerir alimentos ricos em açúcar como doces e até mesmo beber refrigerantes.

O essencial é que o consumo desses alimentos sejam exceções e não a regra. Outra boa dica é deixar o consumo dos alimentos com maior quantidade de açúcar para o final da refeição de maneira que o impacto da glicose não será tão grande. A seguir vamos dar dicas de alimentos que se mostram mais interessantes para a sua saúde.

Dicas de Alimentos Para Diabetes Tipo 2

Na lista de alimentos mais indicados para pessoas que tem diabetes tipo 2 estão frutas e verduras assim como alimentos integrais e light. A dica de preferir os alimentos integrais, em especial os cereais, é pelo fato de que eles não passam por processamentos de maneira a preservar os seus nutrientes.

Em relação à proteína que fará parte da sua dieta a dica é dar preferência pelas carnes magras e peixe. Incluir peixe nas suas refeições pelo menos três vezes por semana é uma maneira de investir em mais saúde. Agora você já sabe mais a respeito de diabetes tipo 2 comidas permitidas.

 

 

Roberto Lorenzo

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *