Diabetes Tipo 2 Dieta Recomendada Quais os Melhores Alimentos

Diabetes Tipo 2 Dieta Recomendada quando se trata disto é importante ficar atento aos alimentos que vão para a sua mesa. A alimentação é uma das bases para o controle da doença uma vez que é importante ingerir alimentos que ajudem no processo de metabolização do açúcar.

Diabetes Tipo 2 Dieta Recomendada

Diabetes Tipo 2 Dieta Recomendada

Diabetes Tipo 2 – Como Funciona

Essa doença é crônica e se caracteriza pela forma como o organismo processa a glicose (açúcar no sangue). Os indivíduos que tem esse tipo de diabetes apresentam produção baixa ou resistência à insulina. O hormônio conhecido como insulina é secretado pelo pâncreas e tem como função encaminhar a glicose para dentro das células onde a mesma será convertida em energia.

Quando a insulina não consegue cumprir essa tarefa ocorre o acúmulo de açúcar no sangue o que configura a hiperglicemia. A flutuação do índice glicêmico é bastante prejudicial para a saúde e pode ocasionar diversas complicações como desenvolvimento de cegueira, amputação de membros, insuficiência renal entre outros.

 

Horários

Antes de pensar nos alimentos que são mais interessantes para pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 é essencial falar a respeito da regularidade necessária nos horários. Isso basicamente significa que é essencial ter uma rotina de horários para se alimentar.

As refeições devem ser feitas a cada três horas. Se o organismo ficar mais do que três horas e meia sem comida pode acabar tendo o aumento exacerbado de glicose na corrente sanguínea.

  

Diabetes Tipo 2 Dieta Recomendada

Devemos entender como dieta uma rotina alimentar em que estão inclusos os principais nutrientes que o organismo necessita. A primeira coisa que deve ficar clara é que os diabéticos tipo 2 precisam ter em sua alimentação variados grupos de alimentos.

Para manter as refeições sendo feitas a cada três horas é interessante incluir pequenos lanches na sua rotina. O ideal é tomar café da manhã, fazer o pequeno lanche da manhã, almoçar, fazer o pequeno lanche da tarde, jantar e fazer uma ceia antes de dormir com alimentos leves.

  

Preferências

Alguns tipos de alimentos se mostram melhores do que outros para manter o seu organismo bem. As frutas e verduras devem estar presentes em suas refeições, mas atenção que as frutas não devem ser consumidas isoladamente. Você pode ingerir as frutas junto com iogurtes ou mesmo bolachas.

Quando for montar o seu prato do almoço atente que metade dele deve ser preenchida por legumes e verduras. A outra metade deve ser dividida em alimentos integrais como arroz integral, por exemplo, e proteína. As carnes magras e peixes são as melhores opções. Em relação aos lanches a dica é incluir no seu cardápio iogurtes light e leite desnatado. Evite o consumo de doces e refrigerantes.

  

Exercícios Físicos

Além de ficar atento a diabetes tipo 2 dieta recomendada é essencial manter a prática de exercícios físicos em dia. Os exercícios ajudam a reduzir os seus índices glicêmicos e consequentemente a evitar as flutuações dos mesmos que são tão perigosas. Consulte um médico para fazer o acompanhamento devido e leve uma vida muito mais saudável.

 

Roberto Lorenzo

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *