O Que Causa Diabetes? Conheça os 5 Principais Fatores de Diabete!

Dentre os tipos de diabetes mais comuns estão a diabetes mellitus tipo 1 e a diabetes mellitus tipo 2. Saber o que causa diabetes é interessante para entender de que maneira é possível evitar o tipo 2 e como lidar com o tipo 1. Ter informações é a melhor forma de conviver com qualquer tipo de problema.

  

O que Causa Diabetes do Tipo 1

O Que Causa Diabetes

O Que Causa Diabetes

Trata-se de uma doença autoimune em que o próprio organismo ataca as células que produzem insulina (hormônio responsável por metabolizar a glicose – açúcar). Basicamente quem tem diabetes tipo 1 não produz insulina porque as células do pâncreas responsáveis por sintetizar o hormônio são destruídas.

De um momento para o outro o organismo não tem mais insulina. Os especialistas ainda não tem muita certeza a respeito do motivo pelo qual o organismo age dessa forma. Para que os índices glicêmicos dos pacientes sejam normalizados é necessário utilizar insulina injetável todos os dias. Não é possível prevenir a diabetes tipo 1.

  

Causa da Diabetes do Tipo 2

A diabetes tipo 2 é uma doença metabólica caracterizada pela baixa produção de insulina ou pela resistência das células a ação da mesma. Em alguns casos a insulina produzida pelo pâncreas não é o suficiente para metabolizar todo a glicose de maneira que parte dele acaba acumulada no sangue elevando os índices glicêmicos.

Aqueles que são resistentes a ação da insulina apresentam um defeito nas suas células de maneira que elas não conseguem utilizar o hormônio corretamente e assim a glicose acaba acumulada também. Diferentemente do tipo 1 é possível prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2 através da manutenção de um estilo de vida saudável.

  

Fatores de Risco da Diabetes Tipo 2

Como explicamos acima não existe um pleno consenso a respeito do que causa diabetes, mas já são conhecidos os fatores de risco da doença. Pessoas que estão nos grupos listamos dentre esses de risco podem acabar desenvolvendo esse tipo de diabetes.

Histórico Familiar¨¨Genética 1º Fator

Esse é o fator de maior risco, pois ter histórico da doença na família potencializa os demais fatores. Sendo assim se tem casos de diabetes tipo 2 na sua família é interessante manter o hábito de fazer consultas regulares a um médico. Verificar os seus índices glicêmicos também é uma forma para saber se está tudo bem.

Obesidade 2º Fator

Outro importante fator de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 é a obesidade, para se ter uma ideia cerca de 90% das pessoas que tem a doença apresentam sobrepeso. Uma forma de prevenir a doença é se manter sempre no peso ideal.

Sedentarismo 3º Fator

Não fazer exercícios físicos contribui para o ganho de peso e o sobrepeso é bastante perigoso. Além disso, a prática de exercícios oferece a possibilidade de tornar o organismo menos propenso a desenvolver resistência à insulina.

Hipertensão 4º Fator

Uma doença que está bastante associada com a diabetes tipo 2 é a hipertensão, inclusive os especialistas tem começado a considerar a possibilidade de que uma seja a causa da outra.

Tabagismo 5º Fator

A nicotina e outras substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro contribuem para que as células se tornem mais resistentes a ação da insulina e assim seja desenvolvida a diabetes tipo 2.

marillyn

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *