O Que o Diabetico Pode Comer no Seu Dia a Dia?

Saber o que o diabético pode comer é muito importante para manter os níveis dos índices glicêmicos estáveis evitando os perigosos picos. A diabetes é uma doença que se caracteriza pela dificuldade em metabolizar a glicose (açúcar) presente no sangue. Os dois tipos mais comuns da doença são a diabetes mellitus tipo 1 e a diabetes mellitus tipo 2.

A diabetes do tipo 1 é uma doença autoimune em que o organismo não produz insulina (hormônio que é responsável pela metabolização da glicose). Já a diabetes tipo 2 é uma doença metabólica em que o organismo produz insulina em quantidade baixa em relação a demanda ou então as células do organismo apresentam resistência a ação da mesma.

O Que o Diabético Pode Comer

O Que o Diabético Pode Comer

Cuidando do Açúcar

A grande preocupação dos diabéticos, tipo 1 e 2, é manter uma alimentação em que não haja muito açúcar e nem gordura para evitar flutuações extremas dos seus índices glicêmicos. Os diabéticos precisam evitar a hipoglicemia a hiperglicemia, ou seja, a redução ou o aumento excessivo da taxa de glicose no sangue.

O Que o Diabético Pode Comer afinal?

Observando essas necessidades o diabético deve procurar ingerir alimentos que sejam ricos em fibras em todas as suas refeições. As fibras são grandes aliadas na manutenção dos níveis de açúcar no sangue. Devem ser evitados alimentos ricos em açúcares e gorduras porque eles elevam o nível glicêmico no sangue.

Uma das recomendações médicas para os diabéticos é fazer exercício físico, porém, antes da atividade é interessante se alimentar para que não ocorra redução da taxa de açúcar. Os diabéticos não devem permanecer mais de três horas sem se alimentar, pois depois de três horas e meia o organismo apresenta aumento dos níveis glicêmicos.

Alimentos Aliados

Dentre os alimentos que são aliados do diabético na busca por equilíbrio no seu nível glicêmico estão:

Legumes – Eles devem ocupar ¼ do seu prato do almoço.

Frutas – As mais indicadas para os diabéticos são maçã, uva, melancia, tangerina, laranja e pera.

Carnes – O melhor é dar preferência para as carnes magras como peixe e frango grelhado. A carne vermelha não está proibida, mas a dica é consumir em menor quantidade e com o mínimo possível de gordura.

Cereais Integrais – Escolher os integrais é o mais interessante para a dieta do diabético uma vez que eles não passaram por processamentos e assim mantem os nutrientes. Podemos citar como exemplos de cereais integrais linhaça, chia entre outros.

Adoçante Stévia – Uma opção para quem sente falta do sabor doce em alguns alimentos e bebidas.

Carboidratos Complexos – Os carboidratos são inimigos da boa dieta dos diabéticos, mas suas versões mais complexas podem ser ótimas opções. Dentre os exemplos principais estão bolos, pães e biscoito, desde que sejam versão integral.

Leite e derivados – O melhor leite para os diabéticos é o desnatado porque apresenta menos gordura e os derivados como iogurtes devem ser consumidos em versões light.

Água – Beber pelo menos 2 litros de água por dia é essencial para e manter sempre hidratado.

O Que Não Comer

Depois de conferir o que o diabético pode comer chegou o momento de listar os alimentos que não são indicados como frituras, alimentos processados como embutidos, carboidratos simples (pão, massas entre outros em versões não integrais), açúcares, adoçantes com aspartame, iogurte convencional, frutas como figo e coco entre outros.

marillyn

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *